Conceito de Liderança

O conceito de liderança pode ser definido como o processo de condução, direção e influência sobre um grupo de pessoas em busca de um objetivo comum, estimulando os liderados e aproveitando seu máximo potencial de maneira efetiva, e que possibilite resultados mensuráveis além do esperado.

Os líderes são os principais responsáveis pelo sucesso ou fracasso de uma organização.

É através dos líderes que a organização é dirigida rumo aos seu objetivo, as estratégias são implementadas, os colaboradores são motivados e orientados.

Por isso, alguns aspectos como: ética, respeito, disciplina e humanidade são de fundamental importância para todo e qualquer líder.

Atualmente, as organizações não utilizam maias apenas os aspectos de liderança para obterem diferenciais competitivos, elas acreditam que mais do que liderar, é fundamental a esses profissionais proporcionar o desenvolvimento de novos talentos, ou seja, novos líderes.

Esse trabalho é conhecido como coaching do inglês coach, que significa técnico, tutor.

De acordo com Chiavenatto (2000), existem três principais teorias, com base nas Teorias das Relações Humanas, que constatam a influência da liderança sobre o comportamento humano, são elas:

  • Traços da personalidade – esta teoria já está desacreditada, ela pregava que havia algumas características marcantes de personalidade que qualificariam ou não um líder.
  • Estilos de liderança – esta teoria aponta três tipos de liderança:
    • autocrática – o líder é focado apenas nas tarefas e toma as decisões individualmente, não importando a opinião do grupo;
    • democrática – o foco da liderança são as pessoas e há plena participação dos liderados no processo de tomada de decisão;
    • liberal ou laissez-faire – derivada do francês, a expressão representa a ideia do deixai fazer, deixai ir e deixai passar.
  • Situações de liderança – esta teoria assume que existam diferentes padrões e maneiras de se liderar, de acordo com a situação e para cada um dos membros liderados.

Gostou deste Treinamento!!! Clique Aqui e Saiba Mais!!!

O conceito de liderança é estritamente relacionada a aspectos de gerenciamento, entretanto, é importante destacar que liderança e gerência são aspectos distintos.

Gerência é o que fazemos, e liderança é o que somos. A pessoa pode possuir excelentes habilidades gerenciais, de planejamento, controle, gestão e organização e, no entanto, não possuir as características motivacionais de um líder, ou o contrário, o que confirma que gerência e liderança são coisas diferentes.

Dentre as principais razões pela qual um líder pode falhar, destacam-se seis aspectos:

  • faltas ou falhas graves nos processos;
  • não observar o que é importante;
  • falta de iniciativa;
  • falta de treinamento;
  • promover e recrutar de maneira errada;
  • tarefas administrativas demais.

 

Publicado em Liderança Marcado com: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*