Filosofia 5S

Entenda a filosofia 5S, você já percebeu que passamos mais tempo na empresa do que em casa, que tal arrumar seu ambiente de trabalho de modo a torná-lo mais agradável?

O primeiro passo: Seiri

O processo de implantação se inicia com a fixação de cartazes pelos departamentos e dependências da empresa, com o objetivo de sensibilizar os colaboradores.

A maioria das empresas que implementam a filosofia 5S criam, neste momento, símbolos ou mascotes para representar a campanha de sensibilização das pessoas dentro da organização, que serão aquelas diretamente envolvidas no processo.

O segundo passo: Seiton

O segundo passo é a estruturação de um plano de ação que envolve apresentação a todos os colaboradores, com entrega de brindes como bonés, camisetas, chaveiros, canetas, entre outros, como o símbolo da campanha, no intuito de mostrar de forma simples e com efetividade a implantação do que se pretende.

O terceiro passo: Seisou

O terceiro passo é marcar um dia ou uma semana para fazer o “mutirão da limpeza” ou o “dia da limpeza”, onde os colaboradores se reúnem para jogar fora tudo que não está em uso, desde móveis e equipamentos a papéis sem utilidade e canetas quebradas.

Tiram-se fotos antes e depois para que os colaboradores sintam e percebam a importância do processo.

Gostou deste treinamento!!! Clique Aqui e Saiba Mais!!!

O quarto passo: Seiketsu

Após a etapa da limpeza, os colaboradores iniciam a etapa da perpetuação, a segunda fase do processo de implementação da filosofia 5S.

Essa fase é o momento onde são aplicados os últimos 2S, que significam padronização e disciplina.

O intuito desta fase é fazer com que os colaboradores transformam-se as “novas práticas” em práticas automáticas do dia a dia, e não apenas no ambiente profissional, mas também no ambiente familiar.

O quinto passo: Shitsuke

O quinto passo refere-se ao processo de criação de comissões, para discutir e desenvolver modelos de auditoria do que foi planejado e realizado no quarto passo.

Com a implementação da filosofia 5S a organização espera ter resultados eficazes quanto à estrutura administrativa, através da eliminação de focos de dispêndios financeiros desnecessários, como em estoques intermediários, falhas de comunicação interna, melhorias no controle e organização de documentos e arquivos, maior conforto e comodidade para os colaboradores, padronização de documentos, o que permite verificar onde ocorrem falhas de comunicação, através do monitoramento das informações, dentre outros benefícios que a organização poderá ter com a filosofia 5S.

Publicado em Qualidade Marcado com: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*